top of page
Post: Incorporar HTML

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada - Livro versus Filme


Assim com O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e o Príncipe Caspian, irei fazer o livro versus filme produzido pela Disney sobe este filme. Algumas diferenças são:


1) No filme, Edmundo tenta se alistar no exército, mas é frustado por Lúcia, da mesma forma como ela envergonha Susana no filme anterior.

2) No filme, Eustáquio chama seus pais por "pai" e "mãe". No livro, ele se dirige aos seus pais pelos seus nomes.

3) No livro, Ripchip desafia Eustáquio para um duelo antes de chegar às Ilhas Solitárias. Este desafio é substituído por um duelo entre Caspian e Edmundo no filme. Ripchip e Eustáquio tem o seu duelo após Eustáquio roubar uma fruta.

4) Nas Ilhas Solitárias, Caspian instruiu seus homens a guardar silêncio sobre sua identidade, e só revelou quem ele é para o Lorde Bern depois que o lorde comprou a sua liberdade, por haver lembrado do pai de Caspian. No filme, Caspian grita "eu sou seu rei!" no momento em que eles são emboscados por traficantes de escravos, e encontra Lorde Bern na cela onde os comerciantes de escravos prenderam a ele e Edmundo.

5) No livro, Caspian sabe pelo Lorde Bern que os comerciantes de escravos haviam sido autorizados a operar sem a interferência do Governador, que vê a prática como inevitável e necessária para a economia. No filme, Caspian sabe por Bern que os comerciantes de escravos têm feito sacrifícios para uma névoa verde. No filme, Lorde Bern tinha sido capturado e preso pelos comerciantes de escravos. No livro, ele havia se estabelecido na ilha.

6) A Ilha Negra tem a forma de uma névoa verde, tornando-se uma espécie de ameaça que procura "corruptos com toda a bondade" e "rouba a luz" do mundo, em vez de a personificação do medo em Nárnia, a névoa é a encarnação e símbolo do mal que ainda existe em Nárnia e é possivelmente uma referência à Feiticeira Verde. Já no filme, Caspian procura encontrar as espadas dos Sete Lordes Telmarinos para serem estabelecidas na Mesa de Aslam para derrotar a névoa, enquanto que no livro, a névoa não existe.

7) No filme, um cidadão cuja esposa é Helaine, é sacrificada ao nevoeiro. Com a permissão de Caspian, ele se junta aos marinheiros na viagem para encontrá-la. No livro,esse personagem é um alto membro da tripulação da Peregrino da Alvorada e Gael, sua filha e passageira clandestina, não estava no livro.

8) No livro Caspian parece ser mais velho e mais sábio em sua personalidade e maneira no filme quanto ao livro, embora isto pode ser devido às diferenças de idade entre o livro e o filme.

9) No livro, Eustáquio tenta roubar água, enquanto que, no filme, ele tenta roubar uma laranja.

10) No livro, o navio é pego por uma violenta tempestade, durante duas semanas após a partida de uma das Ilhas Solitárias, e, antes de chegar à Ilha do Dragão, o Peregrino da Alvorada já estava bastante danificado. No filme, a tempestade vem depois de partir da Ilha do Mago e um dano sério é causado.

11) No livro, o Lorde Octasiano morreu na Ilha do Dragão, embora seja incerto como ele morreu, sugere-se que foi morto pelo velho dragão que Eustáquio encontra na ilha. No filme, Lorde Octasiano morreu depois de ser tentado pelo tesouro do dragão e os seus restos mortais são encontrados entre o tesouro, embora, no livro, é incerto o que realmente o matou.

12) No filme, Coriakin deixa os Tontópodes invisíveis para protegê-los da misteriosa névoa da Ilha Negra, que buscam a ajuda de Lúcia porque eles não podem ler. No livro, os Tontópodes transformaram-se invisíveis e eles procuraram a ajuda de Lúcia porque só uma garota pode reverter o feitiço, mas tinham medo de enviar suas próprias filhas.

13) No filme, Ripchip nunca acompanha Caspian, Edmundo e Lùcia como eles exploram cada uma das ilhas.

14) No filme, Edmundo é tentado pelos poderes do lago da Ilha do Dragão. No livro, Caspian que foi tentado. Eustáquio fica na forma de dragão por muito mais tempo do que no livro. No livro, Eustáquio é incapaz de seguir o Peregrino da Alvorada no mar e Aslam aparece para transformá-lo de volta à forma humana, enquanto o Peregrino da Alvorada ainda está na Ilha do Dragão. No filme, Eustáquio é capaz de puxar o navio quando não há vento e Aslam só aparece para transformá-lo em humano próximo ao final, enquanto Edmundo, Lúcia, Caspian e a tripulação do Peregrino da Alvorada estão empenhados na batalha contra a Serpente do Mar.

15) No filme, Lúcia arranca a página do Livro de Encantamentos, se vê como Susana e ao invés de lançar um feitiço para espionar seus amigos, lança um feitiço para fazer neve.

16) O clímax do filme é a batalha contra a serpente do mar na Ilha Negra, quando Edmundo em seus medos, enquanto que no livro a equipe encontrou a serpente do mar antes de chegar à Ilha do Mago.

17) No filme, a filha de Ramandu possui um nome, Lilliandil, e é uma estrela, não um meia-estrela como é chamada. Seu pai nunca aparece no filme.

18) No livro, o vestido Lilliandil é azul, enquanto no filme, o vestido é branco, embora a cor do seu brilho seja azul. Lilliandil diz que os três Lordes foram colocados em um sono porque eles estavam loucos e ameaçavam usar a violência uns contra os outros quando chegaram na ilha, o que viola a regra de que "A violência não é permitida à Mesa de Aslam". Enquanto isso, no livro eles dormiam porque um dos deles pegou a faca de pedra e não tinham a permissão para isso.

19) No livro, Caspian gostaria de beijar Liliandil, referindo-se a Bela Adormecida no momento em que ela explica por que os lordes estão dormindo. No filme, ele diz a ela formalmente que ela é a mulher mais bela que ele já viu.

20) No livro, Caspian foi proibido por Aslam de navegar pelo Fim do Mundo. No filme, Aslam não aparece no Fim do Mundo na forma de um cordeiro.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page