Vamos a mais um filme de Harry Potter. Desta vez vamos acompanhar o Harry e seus amigos a mais um ano em Hogwarts. Algumas diferenças ente o livro e o filme são:
1) Quando Harry encontra com Duda, na verdade, é ele que chama o primo. E, ao contrário do que mostra no filme, Duda não está com a turma, quando se encontram, e sim sozinho. Até porque, sabendo do pavor que os Dursley têm de magia, e os problemas que isso poderia lhe causar, Harry jamais puxaria a varinha para o primo na frente dos amigos dele.
2) Quando os dementadores atacam os dois, no livro eles estão num beco, por sinal, o mesmo em que Sirius aparece como Sinistro pra Harry no terceiro livro, e não em um túnel, como vemos no filme.
3) A Sra. Figg do filme não tem cara de velha gagá, e sim de velhinha comum, além disso, ela está extremamente calma para quem acabou de presenciar um ataque de dementadores em Little Whinging. A do livro, nessa passagem está histérica, e seguramente, seria capaz de esganar Mundungo se este aparecesse em sua frente naquele momento.
4) No livro, Harry não recebe um berrador do Ministério para lhe informar que foi expulso de Hogwarts por ter usado, pela 2ª vez, magia na frente de trouxas. Além disso, no filme essa é a única carta que aparece, quando na verdade no livro são várias. Ele recebe, depois dessa, uma carta do Sr. Weasley dizendo para não sair da casa dos tios, outra carta do Ministério revogando a expulsão, mas dizendo que isso será julgado em uma audiência, e uma carta de Sirius reforçando que Harry não deve deixar a casa dos tios de maneira nenhuma. E até tia Petúnia recebe uma carta (na verdade, um berrador) de Dumbledore, que a faz impedir que tio Valter mandasse Harry embora de casa. Porém, toda essa parte no filme foi reduzida a um único berrador.
5) A maneira encontrada pelo diretor para fazer surgir a casa número 12 do Largo Grimmauld, com a cajadada de Moody na calçada. No livro, Harry só consegue ver a casa, porque recebe um pedaço de pergaminho das mãos de Moody, escrito com a letra de Dumbledore, onde está o endereço da sede da Ordem da Fênix.
6) O horário da audiência de Harry mudou, ele e o Sr. Weasley ficam sabendo através de Perkins, no livro. Já no filme eles descobrem quando chegam ao ministério através de Quim Shackebolt. Falando em audiência, no filme, Amélia Bones e Dolores Umbridge fazem parte apenas do júri, enquanto no livro as duas fazem parte da Corte Suprema, bem como Percy, que faz o papel de escrivão, mas nem aparece nessa cena.
7) Hermione e Rony viram monitores, no livro há uma festinha para eles, enquanto no filme tem uma pequena passagem sobre isso quando eles já estão em Hogwarts.
8) Sirius não se transforma na estação como é mostrado no filme, ele permanece o tempo todo como cachorro, e ainda persegue o trem quando ele parte, como se fosse um cão comum.
9) No livro os alunos de quinto ano tem aulas com Hargrid, coisa que no filme simplesmente foi esquecido. Além disso, os jogos de quadribol é outra coisa que é simplesmente esquecida. É através dos jogos que Umbridge expulsa os gêmeos Weasley e Harry de todos os jogos.
10) Quando a professora Trelawney é demitida, Dumbledore chega como mais como um velho ranzinza do que um diretor de verdade. (isso aparece no filme e no livro). Dumbledore substitui Trelawney por Firenze, no livro, mas no filme isso nem chega acontecer.
11) Novamente no filme o Neville assumiu muitas falas do Dobby (já que novamente foi esquecido). Já Cho Chang assume muitas falas de sua amiga Marieta e ela vira o dedo-duro sobre as aulas secretas da Armada de Dumbledore, por causa disso foi a separação dela do Harry.
12) Sirius recebe um jato verde, direto no peito e cai vagarosamente pra trás, até sumir por dentro do arco com o véu. Ele não morreu porque atravessou o véu, como muitos pensaram, e sim porque recebeu a Maldição da Morte. J.K. foi mais sutil, para gerar suspense e conspirações malucas em seus leitores, mas deixou a morte de Sirius clara para aqueles que prestaram atenção. Já no filme, como tudo acontece muito rápido, e a pessoa não pode ficar voltando para rever a cena, como poderia fazer no livro e reler a página inúmeras vezes, eles optaram por deixar bem claro pra todos que ele tomou mesmo uma Avada Kedavra no peito.
Comments