top of page
Post: Incorporar HTML
Florencia Hidalgo

Percy Jackson e o Ladrão de Raios: Livro versus Filme


No post de hoje vou trazer a diferença entre o livro e o filme de 2013, que para mim foi um fracasso total. Mas hoje vamos falar de algumas diferenças entre os dois.


01) O Encontro de Poseidon e Zeus

Na primeira cena do filme vemos Poseidon emergindo do mar e indo ao encontro de Zeus, onde este diz que o seu raio- mestre foi roubado e acusa o filho de Poseidon de ser o ladrão (sem razão nenhuma!).

No livro essa cena não existe, pois o narrador da história é o próprio Percy Jackson portanto o leitor só sabe o que o personagem sabe, e Percy só fica sabendo sobre o roubo do raio de Zeus (e que ele é o principal suspeito) no nono capítulo!

O único momento em que vemos Zeus e Poseidon juntos é no final da história (que no filme também ficou bastante diferente do livro!). E devo dizer que a descrição deles no livro, não bate com a aparência dos atores do filme.


02) Hades e Perséfone

Outro deus que foi muito mal representado foi Hades, Senhor do Submundo. Além da aparência dele não ter nada a ver com o que é descrito no livro, a sua personalidade e motivação foram alteradas!

No filme, Hades é colocado como o vilão. Banido para o Mundo dos Mortos ele quer destruir seus irmãos e assim assumir o controle do Olimpo. Mas a história verdadeira não é assim!

No livro, Hades não é o vilão, ele é uma vítima tanto quanto Zeus (Pois ele teve o seu elmo mágico roubado pelo Ladrão de raio). Além disso, ele não deseja lutar contra os irmãos. E quanto a Perséfone, esposa de Hades, ela nem sequer deveria aparecer nesse filme!

Além disso, a sua história também foi alterada. Pois é dito que ela odeia o Mundo dos Mortos e que foi forçada a se casar porém, de acordo com o livro de Rick Riordan, Perséfone aceitou se casar com Hades e vive em paz com ele!


03) Percy Jackson

Deixando os deuses de lado, vamos falar sobre o protagonista da história: Percy Jackson. Também houve muitas diferenças entre o Percy Jackson do livro e o do filme.

Pra começar, no livro o garoto tem apenas 12 anos enquanto no filme ele já é um adolescente de 16 anos.

Na obra original Percy estuda em um internato, pois não era seguro ele ficar em casa, mas no filme eles esquecem isso e Percy estuda em uma escola normal e mora em casa.

Porém, a principal mudança é o fato de que no filme todo mundo sabe que Percy é filho de Poseidon (menos ele!). Já no livro não. Quando Percy chega ao acampamento Meio-Sangue ninguém sabe qual deus é o seu progenitor e se passa algum tempo até que Poseidon o reconhece como filho.

Esse fato também mudou muitas coisas na história, pois cortou o tempo que Percy passa no Chalé de Hermes, onde conhece Luke. Por causa disso, não conhecemos a real motivação para ele ter roubado o raio e então o filme teve que inventar uma que não muito convincente.


04) Annabeth

Uma mudança menor (se compararmos com as demais), mas que me desagradou muito foi com relação a personagem Annabeth, filha de Atena. A Annabeth tem cabelo loiro cacheado no livro e cabelo castanho liso no primeiro filme. No segundo filme da franquia eles tentaram corrigir esse erro, mas sinceramente eles deveriam ter deixado como estava, pois é muito estranho ver a mesma personagem com visuais diferentes de um filme para outro. Sem mencionar que a personalidade dela também mudou de um filme para outro. No primeiro (porque ela estava substituindo o papel de Clarisse, que explicarei quem é daqui a pouco), ela era competitiva, determinada, uma guerreira. No segundo, tudo isso é deixado de lado e ela fica sendo só a amiga de Percy que o acompanha nas aventuras.


05) Personagens do primeiro livro que só apareceram no segundo filme

O Sr. D (Dionisio), diretor do acampamento Meio-Sangue, Clarisse, filha de Ares (A rival de Percy desde o momento em que ele chegou no acampamento, ao invés de Annabeth como é mostrado no filme) e o Oráculo de Delfos são personagens que aparecem desde o primeiro livro, mas não estão presentes no primeiro filme. Eles aparecem apenas no segundo longa-metragem e a ausência deles criou enormes divergências entre o livro e o filme.

Por exemplo, no livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Percy faz sua primeira visita ao Oráculo e ele lhe dá uma profecia sobre o que deve fazer para recuperar o raio de Zeus. Só depois disso é que Percy parte em missão para encontrar o raio de Zeus, com a permissão do acampamento (ao invés de fugir como aconteceu no filme!).


06) Personagens importantes do primeiro livro que sequer foram mencionados no filme

Ares, o Deus da Guerra, tem um papel fundamental no livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios, mas no filme não aparece em nenhum momento.

Ele descobre quem é o verdadeiro Ladrão de Raio, mas o deixa fugir, e depois entrega o raio a Percy para que ele o leve ao Mundo Inferior sem saber (No filme, Luke nunca foi descoberto por nenhum Deus e é ele quem dá o raio a Percy escondido dentro de um escudo!).

E por que Ares deixou o Ladrão fugir? Porque ele foi influenciado por Cronos, o titã pai dos Olimpianos, que é o verdadeiro vilão da série e quem bolou todo o plano desde o começo. Mas o filme ignora isso, deixando Luke como o principal vilão de Percy e o Ladrão de Raios e só trazendo Cronos no segundo filme (e essa aparição também está errada, mas vou deixar para explicar isso no post sobre Percy Jackson e o Mar de Monstros).

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page