No post de hoje vou falar das diferenças entre o livro 02 e o filme 02. Vamos lá!
01) Percy Jackson ficou no acampamento Meio-Sangue
Para entender o começo do segundo filme e o porquê dele ser diferente do livro, temos que voltar para o final do primeiro filme que também se distanciou do seu livro.
No filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Percy decidiu ficar no acampamento Meio-Sangue o ano inteiro, só que no livro ele volta para o mundo real para ficar com a sua mãe e estudar em um colégio.
Essa diferença permanece em Percy Jackson e o Mar de Monstros, pois o livro começa com Percy no mundo real, em seu último dia de aula no colégio Meriwether, enquanto que o filme o mostra no acampamento Meio-Sangue.
02) A missão de Grover
Outra informação do primeiro livro que não foi explicada nem no primeiro nem no segundo filme e que é muito importante para a história de Percy Jackson e o Mar de Monstros se refere a Grover e a sua missão.
No primeiro livro, Grover conta a Percy que seu sonho é ser um buscador para encontrar o Deus Pã. Ao final da história de Percy e o Ladrão de Raios, Grover consegue se tornar um buscador e parte do acampamento em busca do Deus perdido.
Por essa razão ele não está no acampamento Meio-Sangue no começo de O Mar de Monstros (como é mostrado no filme!).
Na verdade, o segundo livro começa justamente com Percy tendo um pesadelo com Grover, que mais para frente na história é revelado que não era um sonho, mas sim uma mensagem de Grover pedindo ajuda para Percy, pois ele foi capturado pelo ciclope Polifemo. Foi para salvar Grover que Percy decidiu ir até o Mar de Monstros (foi apenas uma coincidência que o pequeno sátiro estivesse no mesmo lugar que o velocino que é a única coisa capaz de curar a árvore de Thalia).
No filme, Percy parte com o objetivo de encontrar o velocino e Grover só acaba preso na caverna do ciclope quase no fim, e a razão pra ele ter ido parar na ilha de Polifemo é bem diferente do livro.
03) Tyson
A história do meio-irmão ciclope de Percy também ficou bastante diferente no filme do que era no livro. Pra começar, Percy não conheceu Tyson no acampamento (como é mostrado no filme) mas sim no colégio Meriwether e ele não percebeu a princípio que Tyson era um ciclope.
E diferente do que aconteceu no filme, Tyson não passou direto pela barreira de Thalia (embora no livro ela já estivesse envenenada quando ele chegou lá). Tyson só entrou quando recebeu permissão de um meio-sangue (Annabeth) para isso.
04) O Ataque dos touros de Colchis
E Annabeth só permitiu que Tyson entrasse porque o acampamento estava sendo atacado por touros de Colchis (dois deles, não apenas um como no filme).
Vale salientar que, no livro, o ataque já estava acontecendo quando Percy, Annabeth e Tyson chegaram, porque a árvore de Thalia já havia sido envenenada e estava enfraquecendo aos poucos, permitindo que vários monstros entrassem.
Devido aos ciclopes serem fortes e imunes ao fogo, Annabeth sabia que ele podia ajudar embora não confiasse nem gostasse dele (Por um motivo explicado mais à frente na história).
Embora Percy sempre tenha gostado e defendido Tyson durante todo o tempo que passaram juntos no colégio, ele ficou constrangido e envergonhado quando descobriu que ele era seu meu meio-irmão, filho de Poseidon.
05) A demissão de Quíron
Eis aqui uma informação do livro que não foi passada para o filme.
O diretor de atividades do acampamento Meio-Sangue, o centauro Quíron, foi acusado do envenenamento da árvore e demitido.
06) Cronos
O motivo para desconfiarem de Quíron é porque ele é filho do Titã Cronos, que é o grande vilão da saga Percy Jackson, mas que só apareceu no segundo filme (Embora na verdade, ele não devesse ter aparecido nesse momento!).
Acontece que de acordo com a obra original, Cronos só assume uma forma física no quarto livro: A Batalha do Labirinto e mesmo assim, ele não se torna o gigante de pedra que vemos no filme.
Comentarios