Livro: A Cadeira de Prata
Autor: C. S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Série: As Crônicas de Narina, volume 06
5/5
Resenha: Neta nova aventura irá acompanhar apenas Eustáquio Mísero, um jovem que mudou muito desse que seus primos passaram as férias com ele, ele se tornou uma pessoa mais sociável. Lúcia e Edmundo não irão aparecer, pois estão muito grandes para poder voltar a Nárnia e esta já ensinou tudo o que podia para eles.
Eustáquio estuda em um “colégio experimental”, onde os alunos fazem literalmente o que quiserem. Desde a visita dos primos no verão passado, Eustáquio se transformou em outra pessoa. No colégio acaba conhecendo Jill Pole, uma garota que sofre bullying, e para tentar se esconder das outras pessoas, Eustáquio acaba ajuda-a a se esconder.
Enquanto se escondem, Eustáquio conta às histórias que viveu em Nárnia. Encantada, Jill convence a Eustáquio de chamar por Aslam com todas as forças deles para ver se eles conseguem escapar do problema em que se encontram. Logo eles se veem à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, e Eustáquio perde o equilíbrio e cai.
Assustada com a situação Jill começa a chorar, nesse momento ela percebe a presença de Aslam ao seu lado, o leão lhe explica que o garoto não morreu, apenas que foi soprado para Nárnia, mas antes de deixá-la ir lhe dá uma missão: eles terão que encontrar o príncipe Rilian, o único filho do rei Caspian X.
Quando Jill é enviada para Nárnia onde está Eustáquio, ambos ficam assistindo a certa distancia a despedida de um rei, um senhor com certa idade, que está indo em busca de seu filho. Eles observam por um tempo e são percebidos por uma coruja falante, Plumalume, que ao saber da missão dos dois lhes informa que o rei trata-se de Caspian X, o jovem que desbravou os mares com Eustáquio e seus primos a bordo do Peregrino da Alvorada.
Plumalune conta para os jovens que o filho de Caspian, Rillian, sumiu há mais de dez anos, nos bosque de Nárnia enquanto buscava pistas sobre o assassinato de sua mãe, morta por uma misteriosa serpente. O príncipe sempre levava o cavalo consigo, mas certo dia, o cavalo foi encontrado sozinho onde a rainha morreu.
Com a ajuda das corujas, Eustáquio e Jill embarcam nessa aventura, passando por Terras Agrestes do Norte, onde habitam os gigantes, e depois ao Reino Profundo, um mundo subterrâneo onde os habitantes chamados de terrícolas vivem escravizados e subjugados pela feiticeira verde, a única que possui livre acesso ao Mundo de Cima.
Será que os jovens irão conseguir ajudar o rei? Será que eles irão encontrar o príncipe perdido?
Commentaires