Livro: Clube do Livro dos Homens
Autora: Lyssa Kay Adam
Saga: Clube do Livro dos Homens
4/5 estrelas
Resenha: Gavin e da Thea, que enfrentam uma crise no casamento, caminhando já para o início de um divorcio. Mas assim que os amigos do Gavin veem a situação do amigo, decidem intervir, e ajudá-lo a recuperar a mulher e seu casamento.
Para isso, os amigos apresentam ao Clube do Livro dos Homens para o amigo, onde a maioria conseguiu dar a volta por cima em uma crise no próprio relacionamento através da leitura de livros. No caso do Gavin, o livro escolhido é um livro de época, onde os personagens passam por alguns questionamentos que casais passam nos dias de hoje, e assim o Gavin vai seguindo alguns conselhos dos personagens do livro em seu caminho de resgatar seu relacionamento com a Thea.
A Thea é uma personagem que muitas pessoas podem acabar se identificando, que foi se perdendo dentro do casamento e da maternidade, um pouco dentro de si mesma. Ela se olha e não sabe onde está aquela Thea de sempre, como ela acabou fazendo coisas que nem gosta só para se encaixar em um determinado perfil. E ao longo do livro vamos vendo, aos poucos, ela se libertando das amarras e tentando voltar a ser ela mesma.
Gavin é um personagem nerd e fofo. Em alguns momentos ele é bem moleque e um pouco tapado. Mas ele está disposto a tentar pela esposa e as filhas, e aos poucos começa a entender e questionar as suas atitudes também.
Apesar do tema em torno da história ser problemas no casamento, temos um equilíbrio muito bom entre o drama e as cenas mais leves, com destaque aos amigos do Gavin. Mas também podemos destacar a irmã da Thea, que em alguns momentos traz um sentimento mais de revolta com algumas falas e atitudes. Eu só pensava assim: minha filha, teu livro vai chegar, daí tu vai ver.
Eu amo livro com muitos personagens secundários, porque eles tornam a leitura bem mais divertida, e com esse clube do livro não poderia ser diferente. Os caras possuem personalidades bem diferentes entre sim, e juntos provocam muitas gargalhadas. No entanto, em alguns momentos, eu achei um pouco forçado, até com um quê de besteirol.
No final, eu gostei muito dos questionamentos da Thea sobre a vida dela, sobre como o passado influencia em como ela é hoje, e em como as coisas inacabadas que ela deixou no caminho refletem as atitudes dela como mulher hoje. Em contrapartida, achei a parte do Gavin um pouco a desejar, queria um pouco mais de aprofundamento dele para as questões apresentadas.
Uma última consideração, é que o livro que o Gavin lê para o clube, é apresentado no livro, então temos poucos capítulos que são os capítulos do livro que ele está lendo. Então é como se você lesse com ele.
Clube do Livro dos Homens é um livro que traz um assunto delicado como as crises em um casamento, mas abordado de forma que equilibra o drama com cenas engraçadas.
コメント