top of page
Post: Incorporar HTML

Resenha #133: Extras, Scott Westerfeld


Livro: Extras

Autor: Scott Westerfeld

Saga: Feios, volume 04

3/5 estrelas


Resenha: Extras é o último livro da série Feios, mas de certa forma pode ser considerado também como um spin-off, pois traz uma história com um foco um pouco diferente dos primeiros três volumes, assim como personagens novos. A história começa alguns anos após a libertação das cirurgias que faziam com que os Perfeitos ficassem avoados. Tally Youngblood virou uma lenda e nunca mais foi vista, mas todo mundo sabe que ela está em algum lugar. De fato, em Extras Tally é considerada a pessoa mais famosa do mundo e é meio que nisso que o livro se foca: a popularidade das pessoas.

Agora os jovens fazem o que bem entendem com seus corpos e correm atrás de notícias e fofocas para poderem divulgar na interface da cidade e subirem no ranking da fama, e é ai que entra a personagem principal, Aya, uma extra de 16 anos que busca a matéria que irá lhe fazer subir ao topo do ranking e finalmente estar entre as celebridades de sua cidade. Na busca por uma dessas matérias Aya encontra um grupo de meninas que se arrisca a fazer coisas “loucas” só pela adrenalina, mas que ao mesmo tempo tentam manterem-se afastadas de toda a popularidade.

Uma das coisas mais geniais da história foi que na era dos Extras o mundo não tem dinheiro, você pode ser rico, comprar o que quiser e morar onde quiser, se você tiver uma boa reputação e bons méritos, e para conseguir isso você precisa fazer coisas que sejam para o bem comum da comunidade.

Claro que assim como nos outros livros da saga, tem aquele ponto negativo de muitas coisas ficarem um pouco arrastadas, mas o que mais me incomodou em Extras foi o fato de parecer que tudo o que Tally fez na sua Era, terem sido em vão ou totalmente esquecidas. Os personagens desse livro também não são tão marcantes como nos volumes anteriores, sem contar que a personalidade dos personagens antigos – como a própria Tally – parecem ter sido totalmente modificadas, mas talvez isso tenha acontecido pelo livro ser narrado por Aya e ela ser bastante “ingênua e mimada”.

Por fim, Extras é realmente um bom livro, mas talvez a série tivesse ficado melhor sem ele, pois a problemática e o enredo do livro foram um pouco sem noção, e o grande mistério foi acabou sendo uma grande besteira pra mim.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page